Visualizar Curso
ImprimirImprimir     
Você está em: 
Cursos » 
Curso 25 - Histórias infantis: um recurso lúdico-didático na instalação de comportamentos relevantes.

Curso 25 - Histórias infantis: um recurso lúdico-didático na instalação de comportamentos relevantes.

Ministrantes:
Carla Cristina Paiva Paracampo (Universidade Federal do Pará)

Dia 23 de outubro (quarta-feira) das 14h00 às 18h00

DADOS DO CURSO

Título:

Histórias infantis: um recurso lúdico didático na instalação de comportamentos relevantes.

Área da psicologia:

Análise Experimental do Comportamento

Nível:

[X] introdutório    

Relevância do tema:

O tema apresenta a partir de resultados experimentais, que histórias infantis são um recurso lúdico-didático eficaz e de baixo custo na instalação de repertórios relevantes, que podem ser utilizados por diferentes profissionais como professores, psicólogos escolares, terapeutas e etc.

Objetivos:

Demonstrar, através de estudos experimentais, como histórias infantis podem se tornar um recurso lúdico-didático na instalação de comportamentos relevantes como doar, estudar e ler.

Conteúdo Programático:

Breve revisão sobre o desenvolvimento da literatura infantil; histórias infantis como meio de transmissão de práticas culturais; tipos de regras: prescritivas e descritivas; regras descritivas presentes em histórias infantis; estudos que têm avaliado os efeitos de regras descritivas presentes em histórias infantis sobre os comportamentos de doar, estudar e ler.

Metodologia:

Aulas expositivas dialogadas

Público-alvo:

Estudantes de graduação e pós-graduação

Bibliografia Básica:

Carvalló, B. N. (2011). Efeitos de regras descritivas, presentes em histórias infantis, e de monitoramento sobre o comportamento de ler. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Universidade Federal do Pará. Belém-PA.

Craveiro, C. C. P. (2009). Efeitos da exposição continuada a regras descritivas sobre o comportamento escolar de crianças. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Universidade Federal do Pará. Belém-PA.

Paracampo, C. P. P.; Albuquerque, L. C.; Carvalló, B. N. & Torres, S. M. (2009). Análise do Controle por regras apresentadas em histórias infantis. Revista Brasileira de Análise do Comportamento. 5 (2), 107-122.