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Curso 23 - Controle de estímulos na engenharia comportamental.

Curso 23 - Controle de estímulos na engenharia comportamental.

Ministrantes:
Olavo de Faria Galvão (Universidade Federal do Pará)

Dia 23 de outubro (quarta-feira) das 14h00 às 18h00

DADOS DO CURSO

Título:

CONTROLE DE ESTÍMULOS NA ENGENHARIA COMPORTAMENTAL

Área da psicologia:

Análise experimental do comportamento

Nível:

 Avançado

Relevância do tema.:

 Para analistas do comportamento e planejadores de ambientes favorecedores de comportamentos novos.

Objetivos.:

Avaliação de controle de estímulos em situações de escolha.

Planejamento ambiental para favorecer o surgimento de repertório.

 

Conteúdo Programático.:

O comportamento na história natural. Os conceitos de função, sistema, análise. A tênue fronteira entre o plausível e o absurdo. Entropia, caos e previsibilidade. Independência e corroboração entre processos em diferentes níveis de análise. As leis empíricas do comportamento: o reflexo S-R e o condicionamento reflexo S-S; o operante R-S, topografia e função, reforço primário SR1 e secundário SR2, valor do reforço e operação estabelecedora, discriminação SD, generalização, classes de estímulos. O princípio unificado do reforço. Operante livre e esquemas de reforço. Momento comportamental. Tentativas discretas, escolha e graus de liberdade. Fluxo comportamental e princípio de Premack. Consistência, redundância, superseletividade. Discriminações simples e condicionais. Relações entre estímulos: classes funcionais, relações de identidade, relações arbitrárias. Verdadeiro pareamento ao modelo e equivalência. Coerência de topografia de controle de estímulos. Repertório, requisitos comportamentais, modelagem de controle de estímulos, modelagem de estímulos. A análise do comportamento como uma especialidade da ciência do comportamento: análise subcomportamental, análise de contingências, metacontingências. Engenharia comportamental. Um vôo para fora do laboratório.

Metodologia.:

Apresentação e discussão dos temas na perspectiva do planejamento ambiental derivado da microanálise da relação histórica e imediata do comportamento com o ambiente.

Público-alvo.:

Analistas do comportamento e planejadores de ambiente em geral: professores, publicitários, administradores da iniciativa pública e privada, profissionais de saúde.

Bibliografia Básica.:

Barros, R. S., Galvão, O. F., & McIlvane, W. J. (2003). The search for relational learning capacity in Cebus Apella: A programmed "educational" approach. In Sal Soraci Jr., & Kimiyo Murata-Soraci (Eds.) Visual Information Processing, pp. 223-245, Westport, CT: Praeger. ISBN 1-56750-685-2

Brino, A. L. F., Assumpção, A. P. B., Campos, R. S., Galvão, O. F., & McIlvane, W. J. (2010). Cebus cf. apella exhibits rapid acquisition of complex stimulus relations and emergent performance by exclusion. Psychology & Neuroscience (Online), 3, 209-215.

Brino, A. L. F., Galvão, O. F., & Barros, R. S. (2009). Successive identity matching to sample tests without reinforcement in Cebus apella. Ciências & Cognição (UFRJ), 14, 002-011.

Donahoe, J. D. & Palmer, D. C. (1994). Learning and complex behavior. Boston: Allyn & Bacon.

Galvão, O. F. (2006). Incorporando conceitos e descobertas à Análise do Comportamento. Tese de Titular, Universidade Federal do Pará.

McIlvane, W. J. & Dube, W. V. (1992). Stimulus control shaping and stimulus control topographies. The Behavior Analyst, 15, 89-94.