Visualizar Curso
ImprimirImprimir     
Você está em: 
Cursos » 
Curso 22 - Ensino de leitura para pessoas com autismo.

Curso 22 - Ensino de leitura para pessoas com autismo.

Ministrantes:
Camila Graciella Santos Gomes (Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais) e Deisy das Graças de Souza (Universidade Federal de São Carlos)

 Dia 23 de outubro (quarta-feira) das 14h00 às 18h00

DADOS DO CURSO

Título:

ENSINO DE LEITURA PARA PESSOAS COM AUTISMO

Área da psicologia:

Educação Especial; Aprendizagem; Análise do Comportamento

Nível:

[  x  ] introdutório     

Relevância do tema.:

O autismo é um dos transtornos mais frequentes e graves da infância. No Brasil, com o advento da política da inclusão escolar, o número de matriculas de alunos com autismo em escolas comuns tem aumentado expressivamente, ano após ano. Estudos que analisaram a condição da leitura de alunos com autismo que frequentam escolas comuns no Brasil são praticamente inexistentes, exceto pelo trabalho de Gomes e Mendes (2010) que investigou os alunos com autismo matriculados em escolas municipais regulares de Belo Horizonte no ano de 2008. O estudo indicou que apenas 10% dos alunos com autismo do 1º ciclo (6 a 9 anos) sabiam ler e que 90% dos alunos com autismo não acompanhavam os conteúdos pedagógicos desenvolvidos pelas escolas. Os dados apontados por Gomes e Mendes (2010) complementam outros relatos da literatura especializada em autismo que indicam que pessoas com esse diagnóstico podem apresentar dificuldades em aprender pelos métodos de ensino convencionais e necessitam frequentemente de adequações metodológicas para aprender. Por outro lado, a literatura indica também que estratégias de intervenção fundamentadas em princípios de aprendizagem podem favorecer a aquisição de diversas habilidades por pessoas com autismo, inclusive a aprendizagem as de leitura. Considerando que a aprendizagem de leitura é um processo complexo e fundamental para a inclusão escolar, torna-se crucial a investigação e a discussão a respeito das variáveis específicas do autismo e variáveis de procedimentos de ensino que possam influenciar a aprendizagem dessas habilidades por pessoas com diagnóstico de autismo.

Objetivos.:

O curso deve levar os participantes identificar, reconhecer e analisar aspectos fundamentais do processo de ensino de leitura para pessoas com autismo.

Conteúdo Programático.:

  1. Definição de autismo e aspectos específicos da aprendizagem de pessoas com autismo.
  2. Ensino de pré-requisitos e habilidades iniciais de leitura com compreensão.
  3. Ensino de leitura com compreensão e a leitura de palavras novas por combinação e recombinação de unidades.
  4. Ampliação das habilidades de leitura e de escrita por meio do uso de um programa informatizado para ensino individualizado

Metodologia.:

Aula expositiva; atividade interativa

Público-alvo.:

Psicólogos e educadores

Bibliografia Básica.:

de Rose, J. C., de Souza, D. G., & Hanna, E. S. (1996). Teaching reading and spelling: exclusion and stimulus equivalence. Journal of Applied Behavior Analysis, 27, 451-469.

de Souza, D. G., de Rose, J. C., & Domeniconi, C. (2009). Applying relational operants to reading and spelling. In R. A. Rehfeldt, & Y. Barnes-Holmes (Eds.). Derived relational responding: Applications for learners with autism and other developmental disabilities, (pp. 171-207). Oakland, CA: New Harbinger Publications.

Gomes, C. G. (2007a). Desempenhos emergentes e leitura funcional em crianças com transtornos do espectro autístico. Dissertação de mestrado não publicada, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil.

Gomes, C. G. (2011). Aprendizagem relacional, comportamento simbólico e ensino de leitura a pessoas com transtornos do espectro do autismo. Tese de doutorado não publicada, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil.