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Curso 21 - Por que e como estudar as falsas memórias.

Curso 21 - Por que e como estudar as falsas memórias.

Ministrantes:
Ederaldo José Lopes (Universidade Federal de Uberlândia)

Dia 23 de outubro (quarta-feira) das 14h00 às 18h00

DADOS DO CURSO

Título:

Por que e como estudar as falsas memórias?

Área da psicologia:

Psicologia Cognitiva

Nível:

[  X ] introdutório    

Relevância do tema.:

O tema é relevante porque permite estudos experimentais e tem alta validade ecológica, pois os vieses e distorções mnemônicas ocorrem em diversas situações, principalmente em contextos clínicos, além do forte impacto na psicologia do testemunho. Atualmente, no Brasil, ganha mais relevo, até mesmo no mundo forense.

Objetivos.:

Fornecer uma visão teórico-metodológica ampla das falsas memórias e de suas repercussões no cotidiano de todos nós.

Conteúdo Programático.:

- Conceito de falsas memórias

- Principais teorias explicativas do fenômeno

- Procedimentos experimentais

- Aplicabilidade em diferentes contextos

Metodologia.:

- Aula expositiva

Público-alvo.:

- Alunos de graduação e pós-graduação em psicologia e direito

Bibliografia Básica.:

-       Brainerd, C.J. & Reyna, V.F. (2005). The science of false memory. New York: Oxford University Press.

-       Gallo, D. (2010). False memories and fantastic beliefs: 15 years of the DRM illusion. Memory & Cognition, 38, 833-848.

-       Machado, F. & Lopes, E.J. (2012). Falsas memórias no Teste Pictórico de Memória. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25, 756-763.

-       Mazzoni, G.; Scoboria, A. (2007). False memories. In: F. T. Durso, R.S. Nickerson, S.T. Dumais, S. Lewandowsky, & T.J. Perfect (Eds.) Handbook of Applied Cognition(2nd Ed) (pp. 787-813). Chichester, UK: John Wiley & Sons Ltd.

-       Stein, L.M. & Cols. (2010). Falsas memórias: Fundamentos científicos e suas aplicações clínicas e jurídicas.  Porto Alegre: Artmed.