Normas de Resumos
ImprimirImprimir     
Você está em: 
Normas de Resumos

Normas de Resumos

Normas para Preparação e Envio de Resumos

Os resumos das atividades selecionadas para apresentação durante a 43ª Reunião Anual serão publicados nos Resumos de Comunicação Científica da referida RA.

Recomendamos que as normas descritas a seguir sejam observadas em todos os seus aspectos (número de palavras, formato, referente a trabalho concluído, com explicitação de objetivos, embasamento teórico, método detalhado, resultados e conclusões).

 Solicitamos atenção à ortografia tendo em vista a qualidade da publicação.

 

      Resumo (todas as modalidades de apresentação):

  1. Os resumos submetidos para apresentação devem referir-se a um trabalho de pesquisa que contribua para o conhecimento na área.

    O resumo deve conter:

  2. Título do resumo.
  3. Nomes completos dos autores e, por extenso e entre parênteses, departamento ou laboratório (opcional), instituição, cidade e estado. Usar siglas somente para o estado. Os alunos de graduação devem ser identificados com um asterisco e os de pós-graduação com dois asteriscos após o nome.
  4. Ter entre 400 e 500 palavras. O texto deve ser contínuo, sem parágrafos, subtítulos, referências bibliográficas, tabelas, nem figuras.
  5. Os resumos de pesquisa devem apresentar claramente os objetivos do trabalho, sem indicação de referências, incluindo-se os aspectos mais relevantes da literatura na área. Os relatos de pesquisa devem descrever material e métodos, envolvendo participantes, equipamentos, técnicas e outras estratégias utilizadas. A descrição dos resultados deve conter a síntese do que foi obtido e, se for o caso, explicitar as medidas e os resultados de provas estatísticas ou outras técnicas aplicadas. A conclusão deve estar baseada nos dados apresentados, sendo conveniente que sejam feitas referências aos objetivos ou hipóteses anteriormente descritas.
  6. Indicar o apoio financeiro e/ou bolsas, caso haja.
  7. Três palavras-chave que identifiquem o trabalho.
  8. Indicar o nível do trabalho, se Iniciação Científica – IC (trabalho de graduação), Mestrado – M, Doutorado – D, Pós-Doutorado – PD, Pesquisador – P ou outro (definir).
  9. Código da área da psicologia, conforme a classificação adotada pela SBP, que segue:
AEC - Análise Experimental do Comportamento;
AMB -  Psicologia Ambiental;
AVAL - Avaliação Psicológica;
BIO - Psicobiologia e Neurociências;
CLIN - Psicologia Clínica e da Personalidade;
COG - Psicologia Cognitiva;
DES -  Psicologia do Desenvolvimento; 
ESC - Psicologia Escolar e da Educação;
ESP - Psicologia do Esporte;
FAMI - Psicologia da Família e da Comunidade;
FARMACO - Psicofarmacologia;
FORM - Formação em Psicologia;
HIST - História em Psicologia;
JUR - Psicologia Jurídica, Forense e Criminal;
MET - Metodologia de Pesquisa e Instrumentação;
ORG - Psicologia Organizacional e do Trabalho;
PERC - Percepção e Psicofísica;
RELIG - Psicologia da Religião;
SAÚDE - Psicologia da Saúde;
SMENTAL - Saúde Mental;
SOCIAL - Psicologia Social;
OUTRA – descrever área no final do resumo.

 

Os proponentes de Simpósios e Mesas Redondas poderão optar pelo envio do resumo de 400 a 500 palavras pelo site ou do resumo expandido.

O Resumo expandido deve ser enviado posteriormente ao envio da proposta pelo site, em arquivo word anexado para o e-mail para sbp@sbponline.org.br.

Resumo expandido (opcional para simpósio e mesa redonda):

  1. O resumo expandido deve ter entre 5 e 6 páginas, incluindo as referências bibliográficas elaboradas de acordo com as normas da APA, e deve ser preparado no editor de texto Word for Windows 6.0 ou 7.0, justificado, usando a fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço simples entre linhas.
  2. O título do resumo deve vir em letras maiúsculas e negrito. Na mesma linha, em itálico, seguem os nomes dos autores por extenso e, entre parênteses, o departamento ou laboratório (opcional), instituição, cidade e estado. Usar siglas somente para o estado. O nome do apresentador deve vir sublinhado. No fim do resumo indicar o apoio financeiro e/ou bolsas. Na linha seguinte indicar três palavras-chave que identifiquem o trabalho e, na próxima linha, indicar o nível do trabalho, se Doutorado – D, Pós-Doutorado – PD, Pesquisador – P ou outro (definir). Duas linhas abaixo, incluir o código da área da apresentação, conforme a classificação adotada pela SBP.
  3. O texto expandido pode apresentar tabelas ou figuras e deve conter os subtítulos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões (ou Considerações finais) e Referências Bibliográficas. Separar os subtítulos dando espaço de uma linha.